Uma só praia para muitos públicos. Apesar de seus sete quilômetros de extensão os freqüentadores da orla santista tem de conquistar seu lugar à areia: entre banhistas e esportistas das mais variadas modalidades, existe uma disputa intensa por espaço, principalmente em dias de sol.
O limite entre o mar e a areia é a área preferida para corredores, crianças e praticantes de frescobol. Banhistas, vendedores ambulantes, quadras de futevôlei e de futebol ocupam a areia. Entre ela e a avenida, a ciclovia também é um ambiente almejado por praticantes de esporte.
Por não haver uma divisão física na praia de Santos foi preciso estipular horários para organizar essa bagunça.
Na teoria, jogos como o futebol de areia, frescobol e tamboréu só são permitidos até as 11h e depois à partir das 17h. Outras atividades esportivas precisam da autorização da prefeitura e deve ser realizadas em lugares determinados. Mas as normas não são cumpridas, principalmente em relação aos esportes que não necessitam de tanta organização como o frescobou.
No caso do surfe, o problema é menor pois seus adeptos costumam freqüentar o Quebra-Mar por ser a região com melhores ondas . Em conseqüência disso essa área ficou conhecida pelo esporte que passou a fazer parte da identidade local.
Em cidades onde existem diversas praias essa divisão acontece de forma mais natural. No Rio de Janeiro e no Guarujá por exemplo, cada uma dela é freqüentada por um certo público que por sua vez prioriza certas atividades. No Rio a praia dos surfistas é muito freqüentada por surfistas assim como a praia do Tombo no Guarujá.
Em Santos é possível perceber uma certa divisão, mas esta é feita de acordo com os públicos que frequentam determinados lugares e não de acordo com regulamentação. A necessidade de organização de um lugar público que atrai diversos grupos diferentes é inquestionável para preservar a qualidade e o bem estar de todos e preserva a tividade esportiva realizada adequadamente.
Confira a regulamentação para a prática de atividades esportivas na praia de Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário