quarta-feira, 24 de março de 2010

Santista por natureza

Todo morador ou cidadão santista sabe que o Tamboréu foi criado em Santos. Criado na década de 30, o esporte fez o caminho inverso da maioria dos esportes praianos, começando na de praia e depois indo às quadras.

E é justamente essa identidade com a cidade, que o diferencia dos demais esportes praticados nas areias do município. A ligação do esporte com a Cidade virou até tema de um documentário Tamboréu - Genuinamente Santista, feito por alunos do curso de rádio e tv da Unimonte.




O filme narra a história e trajetória do esporte criado por imigrantes italianos, que hoje é praticado em vários lugares do País. O tamboréu subiu a serra e chegou a lugares bem longe da praia. No site da Federação Paulista de Tamboréu estão listados clubes de Campinas, Valinhos e outras cidades do interior paulista.


O nome do esporte vem da raquete que lembra um pandeiro feito de madeira. Começou como uma modalidade tipicamente masculina, mas hoje é praticada por pessoas dos dois gêneros e de faixas etárias variadas.Torneios são realizados constantemente na orla da praia, agregando variadas categorias.

Quem quiser aprender o esporte pode se dirigir a escolinha feita em uma parceria da Associação Brasileira de Tamboréu com a Prefeitura da Cidade, localizada na praia entre os canais um e dois. As aulas acontecem as terças e quintas das 8h às 10h.


Confira as regras do esporte no site da Associação Brasileira de Tamboréu

por Bruna Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário