quarta-feira, 24 de março de 2010

A arte de fintar a bola




Um esporte praticado a muito tempo nas areias de Santos, mas que só há pouco tempo, ganhou novos adeptos na Cidade com a divulgação da modalidade através de campeonatos. Estou falando do futevôlei, que segundo algumas histórias, teve origem no Rio de Janeiro em 1965, na praia de Copacabana com o ex-jogador Octávio de Moraes, o Tatá. Quando alguns amigos foram proibidos por policiais de fazerem embaixadinhas na beira do mar, resolveram adaptar uma rede de vôlei em uma quadra delimitada na areia, passando a bola de um lado para o outro com qualquer parte do corpo exceto mão, braço e antebraço.

A finta com a cabeça ou com o ombro no futebol não é muito comum, a força muitas vezes é a melhor opção para o caminho da bola até o gol, já no futevôlei é essencial. Quem pensa que só jogador de futebol ou quem têm facilidade com a bola no pé sabe jogar futevôlei se engana. Muitos homens e até mulheres, começaram sem ter noção nenhuma de como chutar a pelota. O posicionamento em quadra, noção de espaço, força e visão de jogo, são indispensáveis para atingir o objetivo do jogo: o pingo da bola na quadra adversária.

Para quem não conhece o funcionamento do jogo, antes de se formarem as duplas, a princípio, cinco pessoas de cada lado da quadra tentavam em três toques jogar a bola no chão, mas até mesmo as “umplas”, um jogador contra o outro, são válidas. Essa opção de jogo é mais disputada entre jogadores mais técnicos e habilidosos. As regras e os detalhes da história do esporte você confere no site http://www.futevolei.com.br

Em Santos, cerca de 9 redes fixas, durante os finais de semana são montadas na faixa de areia entre os canais 1 e 6. Campeonatos masculinos acontecem com mais frequência durante o ano, mas alguns mistos também são realizados. Jogadores conhecidos nacionalmente e internacionalmente esbanjam suas jogadas nas quadras caiçaras, como o Belo, Magrão, Vinícius, Adaílton e Edinho. Alguns desses atletas disputam neste fim de semana na Praia do Gonzaga a primeira etapa de 2010 do Circuito TNT de Futevôlei





Etapa do Circuito TNT de Futevôlei no canal 6

Santista por natureza

Todo morador ou cidadão santista sabe que o Tamboréu foi criado em Santos. Criado na década de 30, o esporte fez o caminho inverso da maioria dos esportes praianos, começando na de praia e depois indo às quadras.

E é justamente essa identidade com a cidade, que o diferencia dos demais esportes praticados nas areias do município. A ligação do esporte com a Cidade virou até tema de um documentário Tamboréu - Genuinamente Santista, feito por alunos do curso de rádio e tv da Unimonte.




O filme narra a história e trajetória do esporte criado por imigrantes italianos, que hoje é praticado em vários lugares do País. O tamboréu subiu a serra e chegou a lugares bem longe da praia. No site da Federação Paulista de Tamboréu estão listados clubes de Campinas, Valinhos e outras cidades do interior paulista.


O nome do esporte vem da raquete que lembra um pandeiro feito de madeira. Começou como uma modalidade tipicamente masculina, mas hoje é praticada por pessoas dos dois gêneros e de faixas etárias variadas.Torneios são realizados constantemente na orla da praia, agregando variadas categorias.

Quem quiser aprender o esporte pode se dirigir a escolinha feita em uma parceria da Associação Brasileira de Tamboréu com a Prefeitura da Cidade, localizada na praia entre os canais um e dois. As aulas acontecem as terças e quintas das 8h às 10h.


Confira as regras do esporte no site da Associação Brasileira de Tamboréu

por Bruna Duarte

quarta-feira, 17 de março de 2010

Colocando o pé na areia

Olá!

Somos Bruna Duarte e Helena Passarelli, estudantes do 5º semestre do curso de jornalismo da Universidade Católica de Santos. A ideia do blog surgiu através de uma proposta de atividade para a aula de mídias digitais. A partir de hoje traremos para você um olhar local do esporte de praia em Santos.

Neste espaço, abordaremos o que há de novo sobre as modalidades praticadas entre o calçadão e o mar. Os atletas reconhecidos e anônimos, a atividade esportiva, seja por prazer ou dedicação. Os empreendimentos e os campeonatos amadores e profissionais aqui estarão para você se informar e participar.


Voltamos logo...aguardem!